Dormi corretamente é essencial para a saúde mental e física das pessoas. Entretanto, atualmente é bastante comum os indivíduos apresentarem distúrbios do sono, sendo causados por diversos transtornos, como a ansiedade, por exemplo.
Em muitos casos é necessário a pessoa recorrer à tratamento médico para solucionar o problema.
O médico psiquiatra é o profissional indicado para tratar o transtorno e receitar medicamentos para dormir.
Veja agora quais são os medicamentos mais comuns receitados para distúrbios do sono:
Clonazepam (Rivotril)
O clonazepam muito conhecido pelo seu nome comercial, Rivotril, é um remédio que pertence à classe das benzodiazepinas. É o tipo mais comum de medicamento para dormir, sendo utilizado também no tratamento da ansiedade.
O clonazepam atua diretamente no sistema nervoso central, deprimindo sua ação, desta forma a ansiedade diminui e a pessoa fica mais tranquila.
Alprazolam
O alprazolam também conhecido como Altroz, Apraz e Constante, é um medicamente que também pertence à classe das benzodiazepinas. Ele é um tranquilizante indicado para o tratamento da ansiedade, sintomas associados à abstinência ao álcool, e transtorno do pânico.
Como um ansiolítico o alprazolam também atua diretamente no sistema nervoso central, causando um efeito depressor, reduzindo assim a ansiedade e promovendo a tranquilidade.
Buspar
O Buspar é um medicamente que tem a buspirona como substância ativa, pertence ao grupo dos não benzodiazepínicos sedativos hipnóticos, uma classe de remédios, que geralmente, causam menos efeitos colaterais e dependência.
Ele é um remédio tranquilizante, utilizado no tratamento dos sintomas da ansiedade e agitação. Age alterando o funcionamento dos neurotransmissores, deixando a pessoa mais calma. Prozac (fluoxetina)
Prozac (fluoxetina)
O Prozac é um medicamente que possui a fluoxetina como substância ativa. Pertencendo ao grupo dos remédios antidepressivos para dormir. É indicado para o tratamento da insônia, ansiedade, bulimia nervosa, do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), entre outros transtornos.
A fluoxetina age aumentando o nível aumentando os níveis de serotonina no cérebro, resultando assim na melhora destes transtornos.
Lexotan (bromazepam)
O Lexotan é um medicamente cuja a bromazepam é a sua substância ativa, ele também pertence ao grupo dos benzodiazepínicos sedativos hipnóticos. É indicado para o tratamento da ansiedade e distúrbios como síndrome do pânico, fobia social e outras crises agudas de ansiedade.
Como os outros ansiolíticos, ele diretamente no sistema nervoso central, causando um efeito depressor, reduzindo assim a ansiedade e gerando tranquilidade.