O Grupo Samsung é uma empresa de conglomerados sediada na Coreia do Sul que inclui subsidiárias. É um dos maiores negócios da Coreia, produzindo quase um quinto das exportações totais do país, com foco principal em eletrônica, indústria pesada, construção e Defesa. Outras grandes subsidiárias da Samsung incluem seguros, publicidade e negócios de entretenimento.
Com apenas 30.000 won (cerca de US$27), Lee Byung-chul começou a Samsung como uma empresa comercial com sede em uma cidade chamada Taegu, no que é agora Coreia do Sul, em 1938. Com apenas 40 empregados, a Samsung começou como uma mercearia, comercializando e exportando bens produzidos em e ao redor da cidade. Vendeu peixe e legumes coreanos secos, bem como a sua própria massa.
O significado da palavra Samsung é “três estrelas”, com o número três representando “algo poderoso.”
A empresa cresceu e expandiu-se para Seul em 1947, mas partiu quando a Guerra da Coreia eclodiu. Após a guerra, Lee começou uma refinaria de açúcar em Busan antes de se expandir para têxteis e construção do que era, na época, a maior fábrica de lã na Coreia.
Esta diversificação precoce tornou-se uma estratégia de crescimento bem sucedida para a Samsung, que rapidamente se expandiu para os seguros, títulos e negócios de varejo. Após a guerra, a Samsung se concentrou no desenvolvimento da Coreia, especialmente na industrialização.
1960 a 1980
Na década de 1960, a Samsung entrou na indústria eletrônica com a formação de várias divisões focadas em eletrônica.:
Dispositivos Electrónicos Samsung
Electro-Mecânica Samsung
Samsung Corning
Samsung Semiconductor & Telecommunications
Durante este período, A Samsung adquiriu o DongBang Life Insurance e estabeleceu o Joong-Ang Development (agora conhecido como Samsung Everland). Além disso, uma parceria Samsung-Sanyo começou, abrindo o caminho para a produção de TVs, microondas e outros produtos de consumo.
Em 1970, a Samsung-Sanyo produziu suas primeiras TVs a preto e branco e expandiu seu alcance para construção naval, petroquímicos e motores de aeronaves. Durante a década seguinte, a Samsung também produziu transistor TVs preto e branco, TVs a cores, refrigeradores, Calculadoras de mesa elétrica e ar condicionado. Em 1978, a empresa alcançou o marco de ter produzido 5 milhões de TVs.